domingo, 18 de abril de 2010

Reutilizando e Criando...

Outro dia após uma limpa básica aqui em casa, me deparei com um monte de coisas que iriam direto pro lixo... CDs riscados, disco de vinil dos mais antigos, bandeijinhas e discos de isopor daqueles que vem embalando alimentos (sendo o isopor um dos maiores poluentes do planeta, leva 150 anos para ser degradado), espelhinhos quebrados... revistas ultrapassadas, sem falar da tonelada de papéis de anotação. Isso é um EXEMPLO bem peneirado do que normalmente passa batido pelos nossos olhos e vai direto pro lixo.

Na situação que se encontra o planeta, reciclar e reutilizar deveria ser uma obrigação... Além de muitas vezes despertar em cada um aquele lado artístico, o resultado de um artesanato feito por nós mesmos, vindo de algo que descartaríamos para o LIXO e se torna de repente ''o diferencial'' em algum ambiente da casa, não tem preço! É uma grande ação e os benefícios são indescritíveis.
Portanto, por você, por toda uma geração futura e pelo meio ambiente... Exercite seu lado criativo reciclando, sempre que tiver oportunidade!

Alguns resultados de tudo isso:
*Aquele CD velhinho?*



Uma linda mandala que dá um toque especial em qualquer cantinho da casa. Além disso, você pode torná-lo ainda mais especial pintando símbolos com significados importantes para você. Trará luz para o ambiente.

*Como fazer*
Você vai precisar apenas de CDs, tinta acrílica, uma bisnaguinha de cola colorida, fio de nylon e algumas miçanguinhas. Faça o contorno do desenho com a cola colorida no lado de ''capa'' do cd. Após deixar secar por 10 minutos, pinte normalmente. Para fazer o furo no cd, utilizei a ponta de um abridor de latas, esquentei a ponta e foi facinho furar. Depois, transpasse o fio de nylon(já amarrando) e capriche nas miçanguinhas. Você pode fazer um fio desses com mais CDs, um embaixo do outro, fica lindo. Pode pendurar próximo da janela, no centro do quarto (preguinho no teto), na parede...

*Disco de Vinil*
(Porta Cartões ou Cds)


(Porta Papéis ou recados)
1)
2) (home-boxer.blogspot.com)

*Como fazer*
Coloque uma quantidade de agua fervente dentro de um balde um pouco maior que o disco. Afunde o disco no balde e deixe por um tempinho. Escorra toda a agua,com o vinil dentro do balde. Retire- o com uma luvinha pra não se queimar. Dobre o lado que quer moldar e coloque em baixo da dobra algum apoio para que ela seque e fique com a forma correta. Aqueça um preguinho e fure a ponta do vinil para poder pendurar. Pronto!

*Quadro/Mandala com Isopor*
Utilizando apenas uma bandeija de isopor, canudinhos de jornal ou revista, CD e pedrinhas. (artesanatodeneris.zip.net)



*Luminárias*
1) Com cesto de lixo de inox, além do chapéuzinho de palha no meio.

2) Slides (aqueles filmes de máquina fotográfica bem antigos)

3) Com garrafas (pintadas com tinta para vidro ou então contornadas com adesivos e Durex coloridos)

Estes são alguns exemplos das milhares de coisas sensacionais que podem ser criadas a partir do que simplesmente iria para o seu lixo de cada dia...
Reduzir, Reutilizar e Reciclar sempre!

3 comentários:

  1. Aline.
    Adorei seu BLOG

    Amei tb as mandalas.
    Poxa que show

    Parabens.
    Siga em busca de seus sonhos.
    Nao deixe ninguem lhe impedir.
    Voce vai voa alto pode ter certeza.

    ResponderExcluir
  2. como você fez o *Disco de Vinil*
    (Porta Cartões ou Cds)?
    grata ^^

    ResponderExcluir