domingo, 4 de abril de 2010

Jim Morrison + ''The Doors - O Filme''


James Douglas Morrison, mais conhecido como Jim Morrison(Melbourne, Flórida, 8 de Dezembro de 1943 — Paris, 3 de Julho de 1971) foi um marcante cantor, compositor, cineasta e poeta. Filho de funcionários da marinha americana, totalmente rigorosos e conservadores, Jim foi escoteiro ainda jovem, porém tudo isso não foi o suficiente para que concordasse com a ideologia de seus pais e o ''modelo'' de educação que recebeu, criando opiniões e pontos de vista completamente opostos aos deles.
Após formar-se no curso de Cinema, na Universidade da Califórnia em LA, explorou seu talento com poemas. Talento que, ao ser reconhecido por seu amigo Ray Manzarek, deu início a banda que se tornaria reconhecida e admirada mundialmente, ''The Doors''.


Mesmo antes da formação dos Doors, Morrison já consumia várias drogas, bebia álcool em grandes quantidades e entregava-se de corpo e alma a busca do seu prazer, sem limites. Isso fez com que os shows ficassem marcados sempre por suas atitudes e canções polêmicas, que o levaram a prisão certas vezes, pelas considerações da polícia de ''atos obscenos no palco'' ou ''provocações aos policiais''.

"A única obscenidade que conheço é a violência."(Jim Morrison)

Acima de tudo, The Doors levava seu público ao CÉU. Quando traziam a morte como tema das canções, mostravam exatamente o que queriam aos ouvintes, a VIDA.
Jim Morrison era desesperadamente motivado por uma necessidade de TESTAR OS LIMITES DA REALIDADE. Isso o deixou louco para criar e sentir-se real. Porém, os mesmos pontos trouxeram-lhe um conflito perverso consigo mesmo. Acabava procurando consolo e alívio nas mesmas substâncias que tanto aprofundavam suas criações e intensificavam sua inspiração: as drogas.
Em 1971, isolou-se em Paris com uma revolta pelas barbaridades cometidas pelo governo americano da época. Em julho do mesmo ano, Morrison fecha os olhos do mundo. Não se sabe ao certo se o que o matou foi uma overdose ou um ataque cardíaco.

''Não me importaria de morrer num avião. Seria uma boa forma de ir. Não quero morrer dormindo, ou de idade ou de overdose. Quero sentir como é. Quero saborear, ouvir, sentir o cheiro disso. A morte só vai acontecer uma vez; não quero perdê-la.''

O que se sabe é que Jim Morrison foi fantástico.
Foi verdadeiramente único, brilhante, intelectual... Ficou na história por sua intensa passagem pelo mundo,deixando suas poesias que refletiam sua relação amorosa com a vida.

"Se a minha poesia tem algum objetivo, é o de retirar as pessoas das formas limitadas com que vêem e sentem."

Para resumir com uma ÓTIMA atuação de Val Kilmer (na época ficou tão envolvido por Jim, que após o término do filme se sentia o próprio Jim Morrison, todo o tempo), o filme ''The Doors'', lançado em 1991.

[Download: Megaupload]
[Tamanho do Arquivo: 179.67 MB]

''Se exponha aos seus medos mais profundos, depois disso, o medo não terá poder nenhum e o medo da liberdade encolhe e desaparece. Você é livre.'' (Jim Morrison)

3 comentários:

  1. iraaado, vou ateh ouvir doors agora
    :***

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu esse filme é mto bom! O Val Klimer é o pórprio Jim Morrison no filme. Eu ouvi Doors pela primeira vez há mto tempo, em 1992 se não me engano. Belo post. até!

    ResponderExcluir