terça-feira, 13 de abril de 2010

Mantras e Meditação

A sensação que obtemos com um momento de tranquilidade, puro, seja à beira-mar, um olhar direcionado ao pôr do sol, um caminhar floresta adentro... Momentos onde elementos do ambiente aquietam a mente, nos trazendo a paz interior e o pleno bem-estar. Essa é a sensação que a meditação nos proporciona.


Como tudo em nossa vida é resolvido mentalmente , nossa mente é um turbilhão.Tentamos controlar a vida, tendo em nosso inconsciente a necessidade de pensar a todo instante, relevando o que foi dito por Descartes ''Penso,logo existo''. O pensamento renova,cria. Quando alimentamos a mente de negatividade, surge o medo de tudo e todos, a dificuldade vem e logo nos sentimos consumidos por sofrimento e insatisfação.

*Como mudar o pensamento?
Devemos observar nossos pensamentos, estarmos cientes deles e então tomarmos posse de nossa mente. Ao tomarmos posse dela e termos consciência sobre nossos pensamentos, todos os que nos trazem sofrimento podem ser mudados através de nossa determinação e vontade, repetindo os mantras.

*O que é mantra?
Uma combinação de palavras que pode estar unida a um som, que tem o poder de libertar a mente dos pensamentos negativos. O que importa é que tenha significado para você.
Repetindo o mantra com concentração, a mente se acalma. Você sente a paz. A paz que muitas vezes perdemos vivendo no nosso passado e futuro tentando controlar tudo; nesses momentos distantes da paz, esquecemos que o futuro depende do presente, só que esquecemos de viver esse presente. MEDITAR é viver da melhor forma o momento presente.
Com a meditação nossas tensões e medos dizem Adeus, nos libertamos porque passamos a prestar atenção no que vivemos naquele momento.

Portanto, experimente observar sua mente e recitar alguns mantras.
Um dos mantras que sinto intensamente, é aquele que desperta a compaixão em nosso coração ''Om Mani Padme Hum'', um dos mantras do Budismo:


O mantra de seis sílabas do Bodisatva da compaixão: Avalokiteshvara. De origem indiana, de lá foi para o Tibete. É associado ao deus de 4 braços Shadakshari, uma das formas de Avalokiteshvara. O mantra OM MANI PADME HUM expressa a energia pura da compaixão que existe em todos os seres.
Pronunciá-lo na meditação ou enquanto executamos nossas atividades diárias, não apenas desperta a nossa compaixão, mas nos uni com os outros milhões de indivíduos que se conectam por esse mantra, contribuindo para o crescimento da energia de paz e de amor no mundo.

OM
Elevemos-nos acima das dimensões de Corpo, Fala e Mente.
Às vezes, em nossa vida, experimentamos distúrbios e emoções negativas que nos tiram de nossa natureza verdadeira. OM nos dá a possibilidade de transformá-las, de purificá-las. Pode também ser traduzido como a essência de toda forma de esclarecimento.

MANI
Significa uma pedra preciosa para o amor e a compaixão.

PADME
É a flor de lótus, a flor que cresce na água e que mostra exatamente como ela é: uma visão na realidade, a flor da sabedoria e do entendimento.

HUM
Representa o espírito do esclarecimento. Produz o efeito de estabilização e purificação do espírito.

*~**~**~**~**~**~**~**~**~**~**~**~**~**~**~**~**~**~**~**~**~**~**~**~*

Repita aquilo que seu coração pedir, mas acima de tudo elimine toda a negatividade, as discussões... Traga a paz para sua mente para que possa viver dela e ser feliz.

Disponibilizo um bom exemplo de mantra unido ao som.
Perfeito para ouvir sobre uma pedra, de frente para o mar ou em qualquer ambiente que nos traga a percepção da imensidão do universo.
[Download: Megaupload]

Um comentário: